terça-feira, 7 de agosto de 2012

Natal Sun City



Natal

       Localizado na esquina do mapa do Brasil, o Rio Grande do Norte é um Estado privilegiado pelas suas belezas naturais e por seu povo hospitaleiro. 
      Natal, a capital dos potiguares, foi fundada em 25 de dezembro de 1599 pelos portugueses Manuel Mascarenhas Homem e Jerônimo de Albuquerque, apesar das controvérsias dos historiadores. O capitão-mor de Pernambuco, Mascarenhas Homem, segundo alguns historiadores, foi mandado para cá com a missão expulsar os franceses, construir uma fortaleza e fundar uma cidade. A última missão executou, fundando Natal.
        De acordo com a história da conquista do litoral Nordeste, os corsários franceses faziam o tráfego o pau-brasil na região e a Coroa Portuguesa mandou para a barra do rio Grande (hoje rio Potengi) uma esquadra sobre o comando do Capitão-mor da Capitania de Pernambuco, Manuel Mascarenhas Homem, com ordens para iniciar uma fortificação.
         A primeira fortificação foi iniciada em 6 de janeiro de 1598 e era uma paliçada de estacada e taipa, no formato circular, à moda dos indíginas. Pela data, dia dos Reis Magos, a nova construção recebeu o nome de Fortaleza dos Reis Magos. O local escolhido fora a entrada da barra, sobre os arrecifes, que na maré alta deixava o forte ilhado.
       Hoje, uma rampa de acesso permite a visitação na maré alta. No interior do Forte tem exposição de objetos e vestimentas, além de painéis contando a sua construção.
        Natal, hoje com cerca de 800 mil habitantes, é a porta de entrada para o visitante conhecer cerca de 420 km de litoral potiguar com belíssimas praias, dunas, lagoas, salinas e coqueirais, bem como o interior, com suas paisagens únicas de sertão, serras e sítios arqueológicos. 
         Conhecida como a Cidade do Sol, já que o astro rei brilha mais aqui durante o ano todo, Natal possui o ar mais puro da América do Sul, segundo estudos da Nasa e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), além de ter os menores índices de violência do país.

Nenhum comentário:

Outros Post:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...